SEJAM BEM VINDOS

SEJAM BEM VINDOS.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ENTENDENDO A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS RURAIS

   Dando continuidade ao nosso tema, vamos falar hoje um pouco mais sobre Administração. Primeiramente vamos elucidar o termo, segundo Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos". Partindo deste preceito podemos afirmar que administrar uma empresa industrial ou comercial tem os mesmas características e fundamentos que administrar uma empresa rural, afirmo isso porque toda empresa tem um único objetivo, o sustento, o aumento de capital e melhora do nível social dos proprietários, esta é uma diretriz básica para os empresários inclusive empresários rurais.
   O processo administrativo consiste em interpretar os objetivos propostos e transformá-los em ações que focam as metas dos objetivos estabelecidos. De modo geral, quatro funções administrativas são identificadas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Ocorrem em todos os níveis da organização: o estratégico, o tático e o operacional, que possibilitam o alcance dos objetivos propostos e específi cos da empresa rural. Depois de analisar e identificar estes fatores dentro do processo, precisamos planejar e desenvolver as estratégias para atingir os objetivos pré-estabelecidos. As metas e objetivos devem ser reavaliados constantemente, levando em consideração os aspectos internos e externos da empresa, pois a mesma esta exposta a diversos agentes e variáveis como: as variáveis tecnológicas, econômicas, políticas, sociais, legaisdemográficas e ecológicas, que podem destruir sua empresa. Por isso o gestor precisa dispor de um bom conhecimento técnico que engloba veterinária, agronomia..., ou seja "nós" profissionias do agronegócio precisamos estar em constante aprimoramento para sermos capazes de enterder o processo todo, pois não adianta entender só de um elo da corrente, mas sim da "corrente" toda.
   Desse ambiente geral, estabelecemos o ambiente operacional, onde o empresário identifica e dá importância a aqueles que podem interferir nos objetivos da empresa. "O ambiente operacional é constituído por quatro setores principais: consumidores, que são os clientes da empresa; cooperativas e agroindústrias, que normalmente possuem as melhores informações sobre o preço; fornecedores, constituídos por todas as instituições que fornecem recursos para a funcionalidade da empresa, tais como crédito, mão-de-obra, insumos, assistência técnica e matérias-primas; concorrentes, formados por outro grupo de empresários e produtores rurais que concorrem tanto na venda como na compra de produtos; e os regulamentadores, compostos por órgãos do governo, sindicatos e associações, que de certa forma impõem controles, licitações ou restrições às atividades rurais".(Material de estudos da UNIGRAN)
   Toda essa complexidade administrativa é planejada, estudada e constantemente reavaliada numa empresa rural de sucesso, por isso da necessidade de entendermos de todo processo, que engloba a compra, a produção, a comercialização e mercado. Como vimos o processo é bastante complexo, o que faz com que os profissionais do Agronegócio sejam mais valorizados.
Fonte: Diciplina de Gestão de Pequenas Propiedades Rurais do 3° Semestre de Técnologo em Agronegócios da UNIGRAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário